eagle-soaring-high.jpg

Fábula dos patos que sonham ser águias por Ari Bruno Lorandi

Semelhança não é coincidência

Postado em 19/07/2016

Há muito tempo, num reino distante, um executivo famoso começou a defender a ideia de que todos os seres cheap replica rolex watches daquele lugar deveriam se inspirar no trabalho e postura das águias. Segundo ele, a imponência, o olhar penetrante, a força, a coragem e tudo mais que vinha delas deveria ser incorporado por todos.


Não demorou muito para que essa filosofia se espalhasse, com os habitantes daquele reino se referindo àqueles que faziam um ótimo trabalho como “águias”. O nome da ave virou sinônimo de competência.
 

Na mesma época, alguém teve a ideia de criar clubes de águias no alto das montanhas, onde elas se reuniam para trocar experiências de sucesso, assistir palestras dos espécimes mais respeitados de outras nações e discutir os mais variados assuntos. E fora desse círculo, lendas urbanas sobre os feitos extraordinários de algumas delas povoavam a mente de quase todo mundo.
 

O problema é que não havia aves suficientes para atender a demanda crescente por águias no mercado replica borse e o jeito foi criar uma escola de formação no qual seres menos badalados, como os patos, aprendessem a fazer o mesmo trabalho. Seu nome: “Escola de formação de águias para patos”.
 

O sucesso das inscrições foi instantâneo. Apareceram patos de todos os lados para fazer o curso com duração de dois anos, ainda mais após a promessa: “torne-se uma águia de verdade ou receba seu dinheiro de volta”. E para garantir os resultados, o programa didático trazia exatamente aquilo que as águias aprendiam em suas escolas exclusivas desde os primórdios.
 

Esse grande interesse dos patos tem explicação. Eles usualmente fazem de tudo um pouco, não conseguem ser experts em nada, voam, correm e nadam, mas tudo “meia-boca”, como se diz. Aliás, naquele reino, quando alguém faz um trabalho pouco expressivo, é chamado justamente de pato.

replique montre

 

 

A má notícia é que o resultado da formação não foi o esperado. Apesar de receberem um treinamento impactante e de bom nível, os patos continuavam patos. Arriscavam-se em voos rápidos e nada mais. Aquela história de pular de um despenhadeiro então, nem pensar. A partir desse teste, inclusive, a maioria dos patos “pedia pra sair”. Literalmente, abandonavam o curso.
 

Pior foi o que aconteceu com uma parcela específica deles. Patos tidos como desajustados passaram a se vestir de águias e a repetir todos os trejeitos delas, para que os demais seres acreditassem que eram águias de verdade. Mas também era relativamente fácil descobrir esse tipo de engodo. Só precisava iniciar uma conversa com eles para escutar, de repente, um “quá-quá” no meio da conversa. O próprio Sindicato das Águias passou a pressionar o governo local para que fiscalizações ostensivas se tornassem mais corriqueiras.
 

Se não bastasse tudo isso, os patos não estavam nada felizes. Por mais que se esforçassem, evoluíam pouco. Terceiros diziam que era por falta de motivação, mas só precisava assistir a um dos treinos deles na escola de formação para ver que a questão era outra: almejavam ser o que jamais se tornariam. Esqueciam que terem nascido patos não era um problema e sim uma condição.

Moral da história:

– Águias apreciam andar com águias. É por isso que gente talentosa não gosta muito de lidar com quem não consideram acima da média.
– Águias despreparadas podem se tornar grandes águias se forem treinadas. Patos jamais serão águias, mesmo se tiverem motivação de sobra para chegar lá. Você precisa capacitar as pessoas certas.
– Alguns indivíduos têm currículos pomposos, parecem ser competentes, mas não oferecerão muito conteúdo à sua empresa. Cuidado com quem adora vender grife.
– Se você, aparentemente, não possui um talento ímpar, então encontre uma forma de fazer com que a combinação de seus atributos medianos ou a polivalência seja o grande diferencial. Senão, o mercado o verá como um pato.
– Tentar ser o que você não é pode custar alguns anos à carreira e muitas sessões de terapia no futuro.

(dedico esta fábula ao meu amigo Carlos Reali, uma verdadeira águia)

 

TAGS - Águia, patos, fábula

COMENTE

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários neste Blog

COMENTÁRIOS


Lucas Franco

Muito Bom Ari!

Mais Artigos

REESTRUTURAÇÃO DA TODESCHINI JUNTA OPERAÇÕES DE DUAS MARCAS osmrtnice

A Todeschini, que replique Tag Heuer há 80 anos atua no mercado moveleiro anunciou em convenção nacional, dia 13, algumas mudanças importantes nas empresas do grupo. D...

+

mulher_em_loja_de_moveis.jpg

Por que móveis não estão vendendo?

Todos reconhecem que o mercado de móveis está muito devagar. A pesquisa mensal do IBGE confirma isso. Em janeiro houve recuo de 0,8%, em relação ao primeiro mês de 20...

+

1463488.png

Continuamos perdendo

  O ano de 2018, embora tenha apresentado o resultado positivo de 2017, também não repetiu dos 3 anos anteriores. O problema maior foi a oscilação durante todo o an...

+

grafico_bovespa.jpg

Fala sério

    A reação dos especuladores ao anúncio do governo dos primeiros pontos definidos da reforma da Previdência foi de grande euforia. O Ibovespa disparou 1.00...

+

como-ganhar-dinheiro_2.jpg

Qual o salário para fazer você feliz?

Um estudo publicado pela revista Nature Human Behavior, elaborado por psicólogos norte-americanos mostra que dinheiro pode, sim, comprar felicidade Dinheiro compra ou não felicidade? ...

+

11701-Bolsonaro-presidente-816x400.jpg

Agora com certeza vai

best replica watches  replica watches  Replica Bell & Ross  svizzeri No primeiro discurso de Jair Bolsonaro ficou evidente a preocupação c...

+