executivo_preocupado_baixa.jpg

Deflação é ruim por Ari Bruno Lorandi

Preço no varejo pressiona a indústria

Postado em 10/08/2016

RC Helicopters

 

Pela primeira vez na história da pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE, o setor de mobiliário (é assim que o IBGE pesquisa) sofreu deflação no período de um ano. Entre junho de 2015 e julho de 2016 o preço dos móveis no varejo caiu 0,51% ante uma inflação média de 8,74%. E, pior, dos cinco itens pesquisados (móveis para sala, copa e cozinha, quarto, infantil e colchão), quatro registraram queda ainda maior. Colchão foi o que mais recuou: -3,16%, seguido por móvel infantil (-3,06%), móvel para quarto (-2,11%) e móvel para copa e cozinha (-0,55%).

E ainda houveram alguns picos nas 13 regiões pesquisadas.keyclones Em São Paulo, por exemplo – o maior breitling copy watches mercado do País – a queda no preço dos móveis no varejo alcançou 3,95%. Em segundo lugar ficou o Paraná, com -3,48%, seguido do Distrito Federal com -2,54%. Mas, em Minas Gerais e Espírito Santo houveram altas significativas com 6,41% e 4,51%, respectivamente.

Por segmento, o recorde de queda em mobiliário para sala ocorreu no Paraná, com -8,58% e a maior alta foi verificada no Espírito Santo, com 13,70%. Móvel para quarto registrou o maior recuo na Bahia (-11,31%) e a maior alta no Pará, com 5,31%. O item copa e cozinha registrou a maior queda no Distrito Federal, com -12,66% e a maior alta em Minas Gerais, com 9,57%. O segmento de móvel infantil é pesquisado em apenas quatro regiões (Pernambuco, Pará, Ceará e Goiânia) e registrou o maior recuo em Pernambuco e a maior alta em Goiás. E, finalmente o item colchão, que por sinal registrou as maiores altas em 2013, 2014 e 2015, e agora recua 3,16% nos últimos 12 meses. O pior resultado ocorreu na Bahia com -10,30% e a maior alta foi verificada no Distrito Federal, com 5,32%.

E por que a deflação é ruim para as indústrias? Porque representa mais pressão sobre os preços. Quando o varejo não consegue repassar margens ao consumidor – como é o caso – ele também não aceita absorver aumentos das indústrias, independentemente se as indústrias tiveram reajuste em seus custos. Quer dizer o seguinte: entre o fornecedor e o cliente, a parte mais fraca é o fabricante.

Deflação é ruim

Pela primeira vez na história da pesquisa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE, o setor de mobiliário (é assim que o IBGE pesquisa) sofreu deflação no período de um ano. Entre junho de 2015 e julho de 2016 o preço dos móveis no varejo caiu 0,51% ante uma inflação média de 8,74%. E, pior, dos cinco itens pesquisados (móveis para sala, copa e cozinha, quarto, infantil e colchão), quatro registraram queda ainda maior. Colchão foi o que mais recuou: -3,16%, seguido por móvel infantil (-3,06%), móvel para quarto (-2,11%) e móvel para copa e cozinha (-0,55%).

E ainda houveram alguns picos nas 13 regiões pesquisadas. Em São Paulo, por exemplo – o maior mercado do País – a queda no preço dos móveis no varejo alcançou 3,95%. Em segundo lugar ficou o Paraná, com -3,48%, seguido do Distrito Federal com -2,54%. Mas, em Minas Gerais e Espírito Santo houveram altas significativas com 6,41% e 4,51%, respectivamente.

Por segmento, orologi replica italia o recorde de queda em mobiliário para sala ocorreu no Paraná, com -8,58% e a maior alta foi verificada no Espírito Santo, com 13,70%. Móvel para quarto registrou o maior recuo na Bahia (-11,31%) e a maior alta no Pará, com 5,31%. O item copa e cozinha registrou a maior queda no Distrito Federal, com -12,66% e a maior alta em Minas Gerais, com 9,57%. O segmento de móvel infantil é pesquisado em apenas quatro regiões (Pernambuco, Pará, Ceará e Goiânia) e registrou o maior recuo em Pernambuco e a maior alta em Goiás. E, finalmente o item colchão, que por sinal registrou as maiores altas em 2013, 2014 e 2015, e agora recua 3,16% nos últimos 12 meses. O pior resultado ocorreu na Bahia com -10,30% e a maior alta foi verificada no Distrito Federal, com 5,32%.

E por que a deflação é ruim hermes replica handbags para as indústrias? Porque representa mais pressão sobre os preços. Quando o varejo não consegue repassar margens ao consumidor – como é o caso – ele também não aceita absorver aumentos das indústrias, independentemente se as indústrias tiveram reajuste em seus custos. Quer dizer o seguinte: entre o fornecedor e o cliente, a parte mais fraca é o fabricante.

 

TAGS - IBGE, IPCA, colchão, mobiliário

COMENTE

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Conheça as regras para a aprovação de comentários neste Blog

COMENTÁRIOS

Mais Artigos

REESTRUTURAÇÃO DA TODESCHINI JUNTA OPERAÇÕES DE DUAS MARCAS osmrtnice

A Todeschini, que replique Tag Heuer há 80 anos atua no mercado moveleiro anunciou em convenção nacional, dia 13, algumas mudanças importantes nas empresas do grupo. D...

+

mulher_em_loja_de_moveis.jpg

Por que móveis não estão vendendo?

Todos reconhecem que o mercado de móveis está muito devagar. A pesquisa mensal do IBGE confirma isso. Em janeiro houve recuo de 0,8%, em relação ao primeiro mês de 20...

+

1463488.png

Continuamos perdendo

  O ano de 2018, embora tenha apresentado o resultado positivo de 2017, também não repetiu dos 3 anos anteriores. O problema maior foi a oscilação durante todo o an...

+

grafico_bovespa.jpg

Fala sério

    A reação dos especuladores ao anúncio do governo dos primeiros pontos definidos da reforma da Previdência foi de grande euforia. O Ibovespa disparou 1.00...

+

como-ganhar-dinheiro_2.jpg

Qual o salário para fazer você feliz?

Um estudo publicado pela revista Nature Human Behavior, elaborado por psicólogos norte-americanos mostra que dinheiro pode, sim, comprar felicidade Dinheiro compra ou não felicidade? ...

+

11701-Bolsonaro-presidente-816x400.jpg

Agora com certeza vai

best replica watches  replica watches  Replica Bell & Ross  svizzeri No primeiro discurso de Jair Bolsonaro ficou evidente a preocupação c...

+